06 fevereiro 2013

Curiosidades sobre a doença NEUROFIBROMATOSE.




       Antes de mais nada vamos esclarecer sobre a doença. A neurofibromatose, também conhecida como doença de von Recklinghausen é uma doença hereditária caracterizada pelo crescimentos anormal de tecido nervoso mole e carnudo denominados neurofibromas, que podem ser sentidos sob a pele como pequenos nódulos. Esses tumores podem surgir na pele e em outras partes do corpo, e em geral começam a aparecer depois da puberdade, entre os dez e os quinze anos de idade. Nenhum tratamento consegue deter a evolução da neurofibromatose ou curá-la, mas os tumores individuais são removidos cirurgicamente ou o seu volume é reduzido com a radioterapia. Em alguns casos podem ter evolução lenta, acometendo cerca de 10% dos doentes de neurofibramatoseIdentificação
        As manifestações neurológicas são os neurofibromas do nervo periférico, com lesões cutâneas e subcutâneas, ao nível de plexo branquial, e nível radicular, lesões meníngeas (displasia meníngea) formando meningoceles, ectasias durais e cistos aracnoides  Acontece ainda as meningoceles que são evaginações transforaminais das meninges ocorrem com grande freqüência ao nível da região lombar e torácica.
Outro sintoma é o cisto aracnóides, que são mais freqüentes intracranianos e assintomáticos. É uma patologia tumoral que retém líquido em seu interior, ou uma meningeomatose. As lesões neurológicas do sistema nervoso central são tumores encefálicos, como por exemplo: astrocitoma pilocístico fibrilar e tumores de vias ópticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário